quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Valinor


Valinor, no universo fictício das histórias do escritor J.R.R. Tolkien, é a terra dos Valar, em Aman, além das montanhas do Pelóri, e que compreende especialmente a Cidade dos Valar, Valmar, a Cidade dos Elfos, Tirion, o Porto dos Cisnes, Alqualondë, o Monte Ezellohar e as moradas dos Valar
Durante a formação do mundo, os Valar criaram os primeiros continentes, e destes que foram criados escolherem a Terra-média para habitar. Lá as primeiras luzes do mundo vieram a existir, emanadas de duas colossais lâmpadas chamadas Illuin e Ormal, uma ao Norte e outra ao Sul. Também lá houve a primeira das guerras, quando Melkor, o Inimigo Negro do Mundo, destruiu as Lâmpadas e arruinou as moradas dos Valar na Terra-média.

Temendo que uma guerra prolongada contra Melkor causasse ainda mais destruição, os Valar partiram de suas mansões em caos para o continente mais a oeste de Arda, chamado Aman, e lá fizeram um novo lar.Em Aman os Valar criaram o Reino de Valinor, que significa Terra dos Valar. Este reino foi criado após a destruição de Almaren, sua antiga morada na Terra-média. Suas terras são as mais belas do mundo, e lá vivem os Valar e Maiar em glória, sendo que foi a presença destes poderosos imortais que tornou essa terra tão bela. Para proteger sua nova terra de Morgoth, os Valar ergueram as Pelóri, montanhas gigantescas que cercavam Valinor de norte a sul impedindo a entrada de qualquer estranho. Apenas uma brecha foi deixada nas Pelóri, bem no centro de Aman: Calacirya, a Fenda da Luz, da qual chegava a luz das estrelas a Tirion, a cidade dos Elfos de lá.

Em Valinor, os Valar construíram a sua cidade, Valmar ou Valimar, "de muitos sinos". Apesar de muitos confundirem Valinor e Valimar, é importante frisar que são duas coisas distintas, embora no poema Namárië Valimar abranja toda a Valinor, mas é a única exceção.

Duas outras cidades de Valinor são Alqualondë e Tirion, respectivas casa dos elfos Telerin e os Noldorin. Também há uma ilha, Tol Eressëa, situada na costa leste de Valinor, e para lá foram os portadores do Um Anel no fim da Terceira Era

Nenhum comentário:

Postar um comentário