quinta-feira, 17 de setembro de 2009

JRR Tolkien


A obra literária do professor e filólogo J.R.R. Tolkien não teve paralelos em todo século XX. Estudioso apaixonado pela língua e literatura da Inglaterra medieval, Tolkien sentia que faltava à sua terra uma mitologia digna desse nome. Unindo o desejo de dar uma mitologia à Inglaterra com o prazer que sentia em criar línguas (algo que estava estreitamente ligado a seu processo criativo), Tolkien deu início a um grandioso ciclo de lendas, ambientado num passado mítico.


O resultado desse projeto são os livros "O Silmarillion", "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", tendo o último ultrapassado a marca de 150 milhões de exemplares vendidos no mundo todo. Atualizando os romances e poemas épicos medievais, Tolkien criou um cenário majestoso e detalhado onde humanos e outros povos (elfos, anões e hobbits) enfrentam Morgoth e seu servo Sauron, "anjos" caídos que desejam escravizar toda a Terra-média


Sua extraordinária capacidade e paixão como filólogo valeram-lhe o elogio do colega C.S. Lewis: "Ele esteve dentro da língua". Em pesquisa realizada pela livraria virtual Amazon.com em 1999, "O Senhor dos Anéis" foi eleito o livro do milênio.
SAIBA MAIS SOBRE J.R.R. TOLKIEN

- Biografia

SUAS OBRAS

Sobre a Terra-média:
- O Hobbit
- O Senhor dos Anéis
- O Silmarillion
- Contos Inacabados

Outros temas:
- Roverandom
- Mestre Gil de Ham
Veja as obras não publicadas no Brasil

Fontehttp://www.conselhobranco.com.br/tolkien/tolkien.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário