quarta-feira, 1 de abril de 2009

Biscoitinhos de papoula


Biscoitinho de limão e semente de papoula
Sou apaixonada por
sementes de papoula. Adoro usar em pães, doces e também em pratos salgados, como nesse molho de manteiga de sálvia e sementes de papoula, absolutamente imperdível. Tenho em minha despensa um potinho que uso com total e absoluta parcimônia, como se fossem bolinhas de ouro, já que continua difícil encontrar as sementinhas no mercado.
A papoula opiácea - papaver somniferum - significa papoula que induz ao sono. É uma planta de grande antiguidade, oriunda de uma região que vai do leste do Mediterrâneo à Ásia Central. É cultivada desde os tempos mais remotos por causa do ópio, um látex narcótico que escorre das vagens das sementes verdes caso sejam cortadas, e por causa das suas sementes maduras. Nem as sementes nem as vagens secas de onde são colhidas apresentam propriedades narcóticas, elas são inofensivas.
Mergulhada nas páginas do meu
livro novo, encontrei essa receita de biscoitinhos de limão e semente de papoula. Eles me pareceram maravilhosos para acompanhar um cafezinho ou um chá da tarde. Eu estava certa! Ficaram divinos! Azedinhos e estaladiços! Por minha conta e risco, aumentei a quantidade de raspas de limão - usando corretamente o meu zester - pois adoro seu delicioso azedinho. Não economizei nas sementes de papoula, afinal era uma receita que valia a pena!

Biscoitinhos de limão e semente de papoula - do livro Cozinhando Para Amigos, de Heloisa Bacellar
Ingredientes:
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de limão (coloquei um pouquinho a mais)
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de semente de papoula
1 gema
farinha de trigo para polvilhar
Preparo:
Numa tigela média, misture a manteiga e o açúcar até obter um creme liso. Junte o suco e as raspas de de limão, a farinha, o sal, a semente de papoula e a gema. Trabalhe com as mãos até conseguir uma massa que descole das mãos.
Divida em 48 partes e faça uma bolinha com cada uma, polvilhando com farinha se for preciso. Espalhe numa assadeira grande mantendo uma boa distância entre elas e leve à geladeira por 10 minutos.
Em seguida, achate as bolinhas pressionando com o fundo de um copo. Leve novamente à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno é aquecido a 180ºC.
Asse por 15 minutos, até que os biscoitos estejam ligeiramente dourados (eles saem macios do forno, só ficam firmes e crocantes quando esfriam). Aguarde 5 minutos, solte os biscoitos da assadeira, deixe esfriar e guarde num pote

Nenhum comentário:

Postar um comentário